O Voo da história: As palavras de Maria

Maio, para mim, sempre esteve associado a uma série de acontecimentos: era o mês em que se faziam os maios, uma coroa com flores do campo que era fixado nas portas; é o mês do meu aniversário; é o mês das mães, primeiro domingo em Portugal, segundo domingo no Brasil; é o mês da Maria.
É um mês em que meditamos no caminho, na peregrinação, na maternidade.
Toda a vida de Maria é feita de silêncios, silêncios cheios de conteúdo de significados. Aquando da Anunciação, Maria responde ao anjo como será isso, se eu não conheço homem? (Lc 1,34), contudo Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra. Maria, a serva que confia.
Quando visita sua prima Isabel maria saúda a prima com grande júbilo e regozijo: A minha alma glorifica o Senhor… (Lc 1,44-55).
Maria é um mãe atenta, preocupada, mas que também se angustia ao ponto de interrogar: Filho, porque nos fizeste isto? Olha que teu pai e eu andávamos aflitos à tua procura! O Evangelista Lucas acrescenta que Maria guardava todas estas coisas no seu coração (Lc 2, 51).

Maria continua a guardar todos os portugueses no seu coração e os portugueses continuam a ter uma adoração pela sua Mãe. Todos os anos assistimos a milhares de peregrinos que se fazem à estrada, a pé, para agradecerem à virgem Maria a proteção, a graça recebida, o carinho que sentiram num momento mais difícil das suas vidas. [de 13 de maio a 13 de outubro são as peregrinações aniversarias, de 13 de novembro a 13 de abril as peregrinações mensais].
Maria continua a guardar-nos todos no seu coração.
 

Texto elaborado para o DNPJ

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s