Como ler mais

leitura é uma habilidade muito importante, mas desenvolver técnicas para aumentar a produtividade e aumentar a capacidade de leitura também são interessantes.

De acordo com o livro Breakthrough Rapid Reading, de Peter Kump, um especialista na área de velocidade de leitura, com estas técnicas consegues terminar um livro de 108 páginas em 40 minutos.

É claro que tudo vai depender do teu desempenho como leitor. Se antes conseguias ler em média 450 palavras por minuto, depois de colocar em prática estas dicas provavelmente vais conseguir ler cerca de 900 palavras por minuto. Mas se estás interessado em saber como podes ser capaz de fazer grandes melhorias em termos de velocidade e compreensão, aqui ficam algumas dicas para começares a praticar a tua leitura:

 1. A leitura não é linear

Como lês um livro? Provavelmente do início ao fim, sem voltares a nenhum trecho, e não ignoras nenhuma frase. Porém, o livro sugere que esta é uma das formas mais ineficientes de se ler. Podes saltar linhas, ler só os pontos principais ou simplesmente ler em qualquer ordem. Embora o padrão seja ler do início ao fim, nem sempre é o mais eficaz. Tenta mudar o foco da leitura, e começa a ler o que te interessa sem ficar preso ao texto.

 2. Pratica a leitura

A prática envolve o treino para desenvolver uma leitura mais rápida. No princípio não vais entender muito o que estás a ler porque o teu cérebro está habituado a ir a um ritmo mais lento. Quanto mais rápido começares a ler, mais o teu cérebro se vai acostumar com esse ritmo.

 3. Usa um marcador

Os teus olhos não conseguem ficar fixados num ponto durante toda a leitura? Para não te perderes durante o texto usa um marcador para facilitar a tua localização. Não será fácil até te habituares, mas depois verás que te vai auxiliar no desenvolvimento e na rapidez da tua leitura.

 4. Elimina as distrações

Se pretendes terminar um livro em tempo recorde, elimina todas as tuas distrações. Não faças nada além de ler o texto. Desliga a televisão, o rádio e não uses o computador ao mesmo tempo. A leitura não pode acontecer num ambiente com distrações externas. [este ponto não é consensual. Cada um é que sabe a melhor forma de eliminar as distrações. Para mim a melhor forma de me concentrar é a ouvir música. Escolhe o teu melhor método, desde que te ajude a concentrar!]

5. Encontra a tua motivação

Se precisas de ler um livro encontra a tua motivação. Determina a finalidade da tua leitura para que consigas manter-te alerta e focado. Assim, a leitura irá fluir com mais facilidade.


Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s