Tutoria

[youtube http://youtu.be/YGSMUqVjypY]

Diz-nos a Wikipedia que tutotia é

tutoria também chamada de mentoring é um método muito utilizado para efectivar uma interacção pedagógica. Os tutores acompanham e comunicam-se com seus alunos de forma sistemática, planejando, dentre outras coisas, o seu desenvolvimento e avaliando a eficiência de suas orientações de modo a resolver problemas que possam ocorrer durante o processo.

Uma de suas aplicações, por exemplo, pode ser dentro do processo pedagógico aplicado em instituições educacionais, onde exista a tendência de desistência do aluno frente aos desafios encontrados. Neste caso, o contacto com o aluno começa pelo conhecimento de toda a estrutura do curso e é necessário que o acompanhamento ocorra com frequência regular, de forma rápida e eficaz.

Um tutor é

Um tutor (do latim: “tutor “,” protector “) está presente em universidades ou colégios e consiste numa pessoa envolvida na gestão da informação e outras funções. Esta forma especial do curso é também chamada Tutoria, Tutoriat ou tutorial onde o tutor observa os problemas dos estudantes e ajuda, prestando assistência de forma mais célere, eficaz e imediata. O tutor pode ser, ele próprio, ainda um estudante. Este facto tem a vantagem de propiciar um contacto menos formal junto do aluno tutorado de forma a que a mensagem transmitida pelo tutor seja mais rapidamente compreendida e assimilada o que facilita o acesso ao conhecimento, e que numa relação demasiado formal poderá ser dificultada ou mesmo impedida.

Funções de um professor tutor:

Funções do professor tutor [agrupamento de escolas monte da lua]

• Acompanhar, de forma individualizada, o processo educativo de um grupo restrito de alunos, de preferência ao longo do seu percurso escolar.

• Detectar as dificuldades de aprendizagem dos alunos e propor, sempre que necessário, adaptações curriculares, através do Director de Turma.

• Facilitar a integração dos alunos na turma, fomentando uma participação activa nas actividades lectivas.

• Orientar o aluno na escolha de um método de trabalho

• Orientar os alunos na sua auto-avaliação e na afirmação/definição dos seus objectivos académicos

• Colaborar com o Director de turma na recolha e partilha de informação relevante para o desenvolvimento de planos de reforço ou recuperação das aprendizagens, em articulação om o PCT.

• Elaborar relatórios periódicos (1 por período) sobre o processo e os resultados da acção de tutoria, a serem entregues ao Director para monitorização e implementação de planos de melhoria.

Bom trabalho!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s