Redes incentivam a leitura

Uma das mais valias das redes sociais é que nos permitem e incentivam a leitura. A pensar nisso e depois de ter lido este artigo redes incentivam a leitura pensei partilhar estas duas redes sociais que nos incentivam à leitura: o Goodreads e o Skoob.

Meet your next favorite book!
Conhece o teu próximo livro favorito!

Goodreads é o pioneiro das redes sociais literárias nos Estados Unidos. O site foi desenvolvido em 2007 pelo norte-americano Otis Chandler, que diz ter tido a ideia quando passava os olhos pela estante de livros de um amigo, procurando um livro para ler. “Percebi que quando quero uma dica de leitura recorro a um amigo e não a um desconhecido em uma lista de bestsellers”, afirmou Otis Chandler

Goodreads permite criar uma estante virtual, que pode ser vista por todos os amigos do usuário na rede. Os títulos podem ser divididos em prateleiras temáticas ou nas categorias “li”, “lendo” ou “quero ler”. Também é possível partilhar resenhas, comentários e criar grupos de discussão.

Além de partilhar experiências de leitura, ambas as redes sociais possibilitam o compartilhamento de livros. No aplicativo para iPad e iPhone, o Goodreads oferece o download gratuito de títulos que já estão em domínio público. Otis Chandler afirma que também foi pensando no mercado de e-books que a rede foi desenvolvida. “Comprar livros é algo que está migrando para o meio online. As pessoas precisam encontrar uma maneira de descobrir livros online, o que é um desafio muito maior do que avaliar os títulos em uma estante.”

Viviane Lordello e Lindenberg Moreira queriam partilhar com os amigos os livros de que gostavam quando criaram em 2009 o Skoob (“books” ao contrário), a primeira rede social brasileira destinada a leitores de livros. Desde então, encontrar outras pessoas na internet que leram os mesmos livros para trocar experiências, críticas e até recomendar outras leituras tornou-se um hábito mais simples. Afinal, quando um livro é bom, há a necessidade de compartilhá-lo com o mundo.

Com um interface simples, o Skoob permite ao usuário listar os livros que leu, os que está a ler e os que querem ler. Também é possível apontar os livros que foram relidos e os abandonados. Há ainda a possibilidade de publicar resenhas elaboradas, divulgar o andamento da leitura e interagir com usuários que estão a ler o mesmo livro. Para aproximar leitores que têm gostos similares, a rede social ainda permite a criação de grupos que funcionam como fóruns de discussão. O site tem um espaço exclusivo para trocar livros. Os usuários podem divulgar os livros que têm e querem trocar e aqueles que gostariam de receber.

Artigo escrito após a leitura de redes incentivam a leitura.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s